,

Descomplicar as refeições familiares ♡

segunda-feira, setembro 26, 2016



Nós somos o que comemos e este mote parece cada vez mais ganhar destaque nas nossas referências alimentares. Mas na correria do dia a dia e, principalmente, quando cozinhamos para muitas pessoas (cada uma com o seu gosto e apetite) torna-se difícil ser saudável e criativo! A verdade é que devemos tornar os alimentos nos nossos maiores aliados sem sermos escravos de dietas e ideias fundamentalistas, devemos usar a alimentação como uma ferramenta precursora da nossa saúde e bem-estar mas nem sempre é fácil adaptar estes conceitos a uma refeição em família! :)

Perguntam-me muitas vezes as receitas dos pratos que cozinho e na maioria das vezes não há receita, gosto de cozinhar em free-style, no entanto não prescindo de ter alguns livros de receitas que uso quando tenho mais tempo ou apenas para me inspirar no dia a dia. :) E é por isso que adoro o Jamie, vejo todos os seus programas, leio todos os seus livros, é inspirador e não complica.

Já vos tinha falado neste post acerca das minhas bíblias sagradas da alimentação e hoje venho acrescentar mais um livro à lista, o Super Food Family Classics do Jamie Oliver. Estou IN-LOVE com este livro!!! *.*

Este é um livro que dá, de certa forma, continuidade ao Everyday Super Food também do Jamie: o foco é a alimentação saudável sem culpa, sem restrições e com dicas nutricionais preciosas e fáceis de aplicar na correria do dia a dia. A diferença aqui é que o Super Food Family Classics, tal como o nome indica, é muito mais direcionado para as refeições familiares. Com uma casa sempre cheia e uma família de 4 irmãos e 7 sobrinhos este livro é uma ajuda preciosa, acreditem! :)

O livro está dividido em 9 capítulos: 
Pequeno-almoço - com soluções deliciosamente saudáveis e coloridas para toda a família; 
Quick-fixes - com pratos rápidos de confecionar para os momentos em que não temos tempo ou inspiração para mais; 
Clássicos saudáveis - com todos aqueles clássicos da comida familiar com um toque saudável; 
Saladas - porque não há refeição familiar que se preze sem uma grande travessa de salada;
Estufados e caris - porque está na hora de modernizar os estufados da avó!;
Assados - com soluções "tudo ao molho e fé em deus" no forno; 
Pasta & Risotto - com as receitas que os miúdos adoram; 
Sopas -  porque quem tem filhos ou crianças em casa sabe que são indispensáveis; 
Kitchen hacks - aqueles pequenos truques que nos permitem poupar tempo, dinheiro e planear as refeições de forma mais fácil.


Cada receita tem uma tabela nutricional e a referência do número de porções diárias de fruta e vegetais. No final do livro temos ainda o segmento "Health and Hapiness" que descreve no fundo aquela que é a ideologia alimentar do Jamie com todas as dicas nutricionais fundamentais para que tenhamos os conhecimentos necessários para fazermos as melhores escolhas alimentares. Portanto sugiro que passem uma vista de olhos neste livrinho e, se tiverem essa possibilidade, comprem-no. Vão-se surpreender com a quantidade de coisas que podemos fazer com um bocadinho de criatividade e boas escolhas! É uma aposta ganha para tooooda a família! ;)

Já repararam como os mais pequenos gostam de programas de culinária? Se tiverem miúdos em casa deixem-nos preparar as refeições convosco! Bem sei que pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando são mais pequenos e gostam de mexer e misturar tudo, mas estarão a criar memórias com os vossos pequenos e ao mesmo tempo estarão a incentivá-los a comerem todos os alimentos que preparam, de forma divertida e sem dramas.

Este livro ainda não se encontra à venda com tradução portuguesa pelo que acabei por comprá-lo como compro todos os meus livros em língua estrangeira, vou ao SocialBookCo (que compara o preço do livro em diferentes lojas),  e assim tenho a garantia que compro sempre ao melhor preço.


Parece-vos bem? Quais os livros de culinária dos quais não prescindem?


Beijos mil*

You Might Also Like

2 great lady(ies) said:

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories