Quarto novo: e agora? ♡

quinta-feira, março 10, 2016


A mudança/transformação de um quarto é tão entusiasmante quanto assustadora. 
É bom mudar e algumas transições são MESMO necessárias mas pintar paredes, arrastar móveis, pregar quadros nas paredes... NINGUÉM merece! -.-'

A transição de "quarto de solteira" para "quarto de casal" deve ser pensada de modo a refletir o caráter e gosto de ambos. Felizmente tenho um rapaz que confia, sempre, nas minhas escolhas portanto se me apetecesse pintar o quarto de rosa choque com flores ele não se importaria. :P
No entanto, estou mais inclinada para outra paleta de cores. :)

Já tratei de comprar os móveis (brancos e de design minimalista) e no final deste mês vou pintar o quarto. Até lá vou iniciar a saga da compra de molduras, cortinados, almofadas, candeeiros e todos os pequenos detalhes que tornarão o quarto verdadeiramente especial. :)
Hoje venho mostrar-vos algumas das inspirações que ponderei para o meu quarto. :)

Como os meus moodboards são basicamente selecionados em função das cores, achei interessante fazer uma abordagem à cromoterapia: Cores frias como o azul têm menor comprimento de onda, cores quentes como o vermelho têm maior comprimento de onda, cada um atua no nosso cérebro de forma diferente o que acaba por desencadear diferentes sensações. De forma geral comprimentos de onda mais curtos produzem uma sensação de relaxamento e comprimentos de onde mais longos produzem sensação de maior excitação.

Estou quase decidida em relação à minha escolha... Adivinham qual é? :)

Mint Blue


O mint Blue foi popularizado nos últimos anos como tendência transversal: moda, casa, decor... you name it. É um tom pastel que nasce da combinação perfeita de azul com um toque de verde. Sendo um tom claro, quando aplicado nas paredes dá dimensão e luz a espaços pequenos ou pouco iluminados. O tom promove o relaxamento e a serenidade. :)

Gosto particularmente da combinação deste tom com salpicos de dourado que lhe dão um toque mais quente e com o branco que lhe traz ainda mais luz. Traz-me as recordações do verão, do mar e da praia... é impossível não gostar!


Navy Blue



O Navy blue ou azul marinho é um tom intenso e profundo, muitas vezes associado a sentimentos melancólicos mas também ao sucesso. Considero-o uma excelente escolha para um quarto amplo e bem iluminado, particularmente quando é combinado com tons quentes como o laranja. 
Este tom pode ser usado em pequenos detalhes combinado com diferentes tons de azul ou, se usado como cor principal, deve ser combinado com tons claros e luminosos de modo a criar um ambiente mais harmonioso.


Amarelo


O Amarelo é a cor dos raios de sol e ilumina qualquer espaço, é uma cor quente que transmite emoções positivas, otimismo e sensação de aconchego. No entanto, se usado em excesso pode ser too much e tornar o espaço demasiado pesado. Sabiam que de acordo com a cromoterapia um tom amarelo forte em todas as paredes pode causar frustração e sentimentos de raiva? Sabiam que os bebés tendem a chorar mais em quartos amarelos? Como solução para o overload de amarelo porque não combiná-lo com tons neutros? Parece-me uma boa ideia! :)


Laranja


O laranja,  uma cor carregada de energia. Tem tanta tanta energia que corremos o risco de não conseguirmos serenar num quarto completamente laranja. :P O truque com estas cores é saber usar nuances mais claras ou combiná-las com um ambiente de tons neutros. A cromoterapia assume que esta cor é excelente para estimular o sistema nervoso e dissipar o desânimo.


Verde


Verde é a cor ideal para quase qualquer divisão da casa, sabiam? Segundo a cromoterapia esta cor promove o equilíbrio e a harmonia com um efeito refrescante subjacente. É a cor que permite aos nosso olhos descansarem. Parece-me uma boa escolha! :) Gosto particularmente da combinação verde / cinza claro / coral , a última dá um toque romântico e caloroso que me encanta!


E para quem quiser saber um pouco mais sobre como as cores nos influenciam através dos espaços da nossa casa, deixo-vos um esquema bastante elucidativo. :)


Assim que o meu quarto estiver prontinho prometo que partilho todos os detalhes convosco! :)

Beijos mil*


You Might Also Like

13 great lady(ies) said:

  1. Olá Cláudia! Gostei muito deste teu post. Todas as cores são bonitas! Pessoalmente num quarto de casal iria para o tom verde, é das minhas cores preferidas e colocaria talvez num tom mais escuro do que o que seleccionaste (acho que quanto mais escuro for o tom, independentemente da cor, mais neutro se torna, e mais fácil é conjugar com outras cores) Mas também gostei muito do mint blue! Um tom muito suave e apaziguador.
    Quero ver o que vais escolher! Depois partilha fotos da tua decoração final ☺ beijo

    Sou nova no mundo dos blogs se quiseres dar um salto pelo meu, fica aqui o link ☺ www.tres-sage.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara! Partilharei sim :) A minha escolha foi mesmo o mint blue, gosto imenso de tons mais claros! :)

      Eliminar
  2. Eu acho que escolheste o mint, ainda me lembro do teu blog nestes tons :)

    ResponderEliminar
  3. Olha o meu é laranja claro e adoro. Agora que vejo o significado da cor tem de facto tudo a ver comigo :)
    Eu acho que vais escolher o mint, estou certa? :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei!! Amei o menta :) Vai ao teu email, pois contactei te para uma colaboração!!

    ResponderEliminar
  5. Como é que fazes os moodboards interativos?

    ResponderEliminar
  6. Todas as inspirações são lindíssimas e revelam imenso bom gosto :)
    Gosto particularmente do verde e do laranja, e acho que vais escolher o verde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) Vou escolher um esverdeado, mas bem mais claro :)

      Eliminar

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories