Bolachas sem culpa ♡

domingo, fevereiro 07, 2016


Sempre fui fã de bolachas! Não há nada como ver a nossa série favorita com uma manta nas pernas, caneca de chá nas mãos e um pratinho cheio de bolachas!! :)

Mas a verdade é que se formos consumidores atentos facilmente percebemos, ao ler a rotulagem, que uma grande parte dos ingredientes contidos nas nossas bolachas são aditivos alimentares (os E-número) como os adoçantes, estabilizantes, os corantes, os agentes de revestimento... quase todos sintéticos. Estes aditivos são regulados por normas rigorosas e não precisamos de viver obcecados com eles, até porque alguns deles são necessários e não nocivos, no entanto, devemos fazer uma triagem atenta e informada e perceber quando estamos a consumir mais aditivos alimentares do que alimentos.

Eu gosto de fazer bolachas, gosto de hidratos de carbono e não vou prescindir deles, sou apologista de uma alimentação variada, saudável, sem lugar a excessos ou fundamentalismos e, claro, com alguns guilty pleasures! :)

O que geralmente faço é pegar em receitas "marotas" e substituir os ingredientes menos bons por ingredientes melhores, reduzindo a quantidade daquilo que nos faz mal e comprando produtos com um número de processos químicos menor ou inexistente.
Nestas bolachas uso farinha integral em vez da farinha de trigo comum, açúcar mascavado e açúcar de cana integral em vez de açúcar refinado, manteiga de amendoim 100% natural e nibs de cacau orgânico em vez de chocolate.

Aproveitei o desconto de 25% em todo o site da MyProtein e fiz a minha encomenda, sou fã da manteiga de amendoim da marca (pelo preço e pela qualidade) e aproveitando o desconto encomendei também os nibs de cacau. Por cerca de 10 euros comprei 2 produtos que duram séculos e que são 100% naturais!
O açúcar de cana integral  costumo comprar no Jumbo, onde é mais acessível, gosto particularmente deste açúcar porque não se dissolve completamente e ao trincar cada bolacha encontramos pedacinhos deste açúcar com sabor a mel.
Na listagem de ingredientes deixo-vos os links dos produtos que vos falo.

Ingredientes:
Receita:
♡ Misturar o ovo com o açúcar e o fermento até obter uma mistura homogénea;
♡ Acrescentar a manteiga de amendoim; 
♡ Adicionar a farinha aos poucos;
♡ Polvilhar com nibs de cacau a gosto;
♡ Fazer pequenas bolinhas, achatá-las num tabuleiro e levar ao forno a 180ºC por cerca de 13 minutos ou até ficarem douradas.

Bom apetite :D

You Might Also Like

14 great lady(ies) said:

  1. Fantásticas bolachinhas! Será que funciona com mel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, funciona com mel ou agave, a única diferença é que a massa fica um pouco mais húmida e menos fácil de trabalhar manualmente :)

      Eliminar
  2. Que bom aspeto 😊 Vou guardar a receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Ana :) Quando experimentares diz-me se gostaste! :)

      Eliminar
  3. Os aditivos são todos prejudiciais e ponto. Fala com conhecimento de causa? A minha nutricionista diz-me para eliminar a alimentação com aditivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo! Compreendo que alguns nutricionistas possam, com afirmações pouco concretas, induzi-la em erro mas digo-lhe, com toda a certeza, que dificilmente conseguirá eliminar por completo os alimentos sem aditivos da sua alimentação. Posso ainda garantir-lhe que nem todos os aditivos alimentares são prejudiciais e podia dar-lhe uma lista infindável, mas vou referir apenas alguns exemplos.
      Alguns suplementos alimentares, iogurtes e sobremesas refrigeradas têm adição de E 300...sabe o que é o E 300? É o antioxidante Ácido Ascórbico, ou vitamina C, que como sabe não é nocivo!
      Certamente já consumiu gelatina de ananás (provavelmente recomendada pela sua nutricionista), posso dizer-lhe que contém E 100 que é nada mais nada menos do que um corante alimentar natural (Curcumina - cor amarela) extraído do açafrão que, como sabe, tem propriedades fantásticas.
      Estes são apenas dois exemplos de centenas! Devemos informar-nos antes de tomarmos decisões extremas no que toca à nossa alimentação. Palavra de Engenheira alimentar ;)

      Eliminar
  4. Cláudinha fiz as bolachas e foram todas à vida em menos de uma hora, foram um sucesso :) O único ingrediente que não usei foi o açúcar de cana porque não tive tempo para comprar. O resto comprei no celeiro. Ficaram TOP, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom *.* Obrigada eu Luísa, ainda bem que gostaste :)

      Eliminar
  5. Acabei de faze-las, só não usei a farinha integral! Ficaram maravilhosas!

    ResponderEliminar

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories