, , , , , , , , , ,

Porto Restaurant Week 2015: Experiência Góshò ♡

domingo, outubro 25, 2015



Como sabem, sou louca pela gastronomia japonesa particularmente por sushi. *.*
Sempre ouvi falar do Góshò como sendo um dos melhores restaurantes de sushi do Porto, mas ficava sempre na dúvida na hora de visitá-lo. Os preços praticados acabavam sempre por  fazer-me duvidar da relação qualidade-preço. Valeria a pena quando temos inúmeros (e bons) restaurantes no Porto com um menu a preços mais acessíveis?
A Restaurant Week no Porto foi a oportunidade perfeita para visitar o Góshò e, posso garantir-vos, superou todas as minhas expectativas.


Para quem não conhece, esta iniciativa possibilita uma experiência de degustação completa num restaurante de luxo por um preço acessível e tem uma componente de solidariedade social muito importante: na compra de um menu de 20 euros, em qualquer dos FANTÁSTICOS restaurantes desta campanha, 1 euro reverte a favor de instituições de solidariedade social. 
Este ano a Restaurant Week Portugal apoia a Acreditar e a Operação Nariz Vermelho, duas instituições que nos são próximas do coração e que fazem um trabalho excepcional no nosso país.


Vou mostrar-vos não só as imagens de cada prato da refeição como também uma breve descrição dos mesmos. Assim, os indecisos poderão fazer a sua reserva com a certeza daquilo que vão degustar. :)

O menu do Góshò contemplava as seguintes iguarias:
  • Entrada: Misoshiru e Atarashi Gunkan (gunkan de peixe braseado, óleo de sésamo e soja negra).  
  • Prato: Kaisen Don (chirashi, 4 hosomakis, 2 niguiris, hot sushi) OU Tenpura Moriwase (tenpura de vegetais, peixe e camarão) e Yaki Meshi (arroz japonês salteado no teppan). 
  • Sobremesa: Góshò Desa-to (sobremesa especial Restaurant Week). 
Acompanhei a minha refeição com um chá de rooibos.


A Misoshiru ou sopa de miso (pasta de soja fermentada) que vêem na imagem acima é servida com tofu, cebolinho e algas. É uma sopa de elevado valor nutricional e bastante saudável. O miso confere-lhe um sabor salgado que, no entanto, não se sobrepõe aos restantes sabores. É uma sopa rica e untuosa que desperta o palato.


Atarashi Gunkan (gunkan de salmão braseado com óleo de sésamo e soja negra) foi, provavelmente, uma das melhores coisas que comi nos últimos meses. O salmão é delicadamente braseado e dada a sua qualidade e frescura desfaz-se na boca.


Se me dissessem que teria de comer esta especialidade japonesa todos os dias da minha vida seria uma mulher feliz. :P


Quanto ao prato principal optei pelo Kaisen Don (chirashi, 4 hosomakis, 2 niguiris, hot sushi). Estreei-me no sushi do Góshò com este fantástico prato no qual o peixe, o arroz e todos os pequenos detalhes texturais estavam simplesmente DIVINOS. De facto o título de melhor sushi do Porto está bem entregue neste restaurante.


O Chirashi é um prato típico japonês onde o sashimi é servido sobre um prato de arroz de sushi. Tipicamente não aprecio particularmente sashimi, mas quando a qualidade do peixe é irrepreensível não há como não gostar.


O Hot sushi apresentado era completamente diferente daquele que experimentei em inúmeros outros restaurante. As peças extremamente crocantes e com uma quantidade residual (ou inexistente) de gordura são uma excelente opção para quem nunca experimentou sushi ou, por outro lado, não esta familiarizado com o consumo de peixe completamente cru.


A sobremesa, Porto Coffee Zen, veio completar esta experiência gastronómica magistral: uma mousse de vinho do Porto e café, com crumble e sorbet de chocolate amargo.

Como forma de conclusão posso dizer-vos que CERTAMENTE vou voltar ao Góshò, o preço é perfeitamente justificado pela qualidade dos produtos, atenção aos detalhes e excelência culinária.
O atendimento simpático e o ambiente Zen (amplo porém acolhedor) deste restaurante fazem desta uma experiência gastronómica a repetir.

Góshò
Avenida da Boavista, 1277
4100-130 Porto

Façam a vossa reserva AQUI!

You Might Also Like

20 great lady(ies) said:

  1. Estava indeciso entre o Gosho e o BH Foz. Este post veio em boa hora, está decidido! Espero ainda ter reserva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Depois não deixes de partilhar o teu feedback, estou certa que vais adorar :)

      Eliminar
  2. Baba, muita baba....que aspecto maravilhoso

    ResponderEliminar
  3. também estou a aproveitar mas em Lisboa. é sem dúvida uma óptima iniciativa que nos permite conhecer restaurantes que se calhar de outra maneira não seriam tão economicamente possíveis.
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente iniciativa. Por vezes é o incentivo que nos falta para arriscarmos num local diferente :)

      Eliminar
  4. Eu já estive no Gosho, o menu de degustação é sublime!!

    ResponderEliminar
  5. Estive lá esta semana ao jantar (pela primeira vez) e posso dizer-te que fiquei rendida!
    A comida, o espaço, o ambiente...fantásticos!!

    ResponderEliminar
  6. Descobri recentemente o teu blog e adoro-o porque falas de tudo! Sempre com óptimas sugestões! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Mas que bom aspecto!!!!

    ResponderEliminar
  8. O Góshò só não é o melhor restaurante de Sushi do Porto para aqueles que adoram queijos, maioneses, atum em lata e outros nas suas peças de sushi. Este é o verdadeiro sushi com foco total no peixe e na sua qualidade divinal. Óptima review! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Ana. O Góshò é um restaurante para verdadeiros amantes de sushi. Não escondem o peixe, o peixe é a estrela!

      Eliminar
  9. Quando trabalhava na Boavista ia ao Góshò todas as semanas. A par do Ichiban é o melhor sushi do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já ouvi falar do Ichiban, mas nunca o visitei. Será o próximo ;)
      Para já o Góshò está no topo das minhas escolhas :)

      Eliminar
  10. Só pela primeira imagem já tenho vontade de ir lá. Tenho vários amigos que me falaram do espaço como sendo um pouco desconfortável, concordas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia :) Discordo totalmente. É um espaço amplo mas bastante descontraído e intimista. Sentes-te confortável e, para ser sincera, acabas por esquecer-te do que te rodeia com tanto sushi maravilhoso à tua frente :)

      Eliminar

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories