, , , , , , , , , , ,

Heaven = Ganache de chocolate branco + Lemon curd + morangos ♡

domingo, abril 12, 2015


A decadência e doçura do chocolate branco com o toque fresco dos morangos e do limão sobre uma base de massa folhada...o que posso pedir mais? :)

Ingredientes
Lemon curd:
1 limão grande (sumo e raspa)
50g de açúcar
4 ovos
1 vagem de baunilha
200mL de Vaqueiro sabor a manteiga
uma pitada de sal
Ganache de chocolate branco:
150g de chocolate branco
75g de natas
Uma colher de sobremesa de Vaqueiro sabor a manteiga
Uma pitada de sal
E ainda...
Massa folhada
Cerca de 700g de morangos

Receita
Começamos por colocar a nossa massa folhada (comprei a minha no supermercado) numa tarteira, picá-la com o garfo (para não criar bolhas de ar), preenchê-la com feijões em todos os recantos (assim, de modo a manter a forma da massa) e levar ao forno a cerca de 180º por 15 minutos ou até ficar levemente dourada e arejada.

Enquanto a base da nossa tarte vai ao forno, preparamos o lemon curd (que já tinha feito AQUI e, assim, o processo é o mesmo). Começamos por misturar a raspa de um limão ao açúcar já com as sementes de uma vagem de baunilha e adicionamos-lhe Vaqueiro Sabor a manteiga. De seguida acrescentamos os ovos ao preparado anterior (um de cada vez) e o sumo de limão, mexendo até obter uma massa homogénea. Por fim colocamos o preparado de limão numa taça e aquecemo-lo em banho maria (sem que a taça toque na água) mexendo sempre até o preparado engrossar (um pouco antes de levantar fervura), et voilá, o nosso lemon curd está pronto (se não o utilizarem todo na tarte podem guardar o restante num frasco esterilizado e utilizá-lo em doces, tostas e bolachas).

Assim que a base sair do forno, deixamo-la arrefecer, e cobrimo-la com o Lemon curd (ainda morno). Em seguida levamos ao frigorífico enquanto preparamos a próxima etapa.

De seguida vamos preparar o ganache de chocolate branco. Colocamos o chocolate partido em pequenos pedaços ao lume, em banho maria, com uma noz de Vaqueiro sabor a manteiga e assim que o preparado estiver completamente derretido juntamos-lhe uma pitada de sal (que vai realçar o sabor do chocolate) e as natas. Envolvemos e (ainda morno), cobrimos a tarte. Temos assim uma tarte com duas camadas, uma de lemon curd e outra e ganache de chocolate branco. :)

Por fim, preparamos os morangos (secando MUITO bem depois de os lavar, uma vez que a água arruina o chocolate) e colocamo-los como bem nos apetecer sobre a tarte.  
Et voilá! D-E-L-I-C-I-O-S-A!


Notas finais:

A verdade é que eu fiz uma batotinha e não levei ao frigorífico, uma vez que tinha à minha volta 3 carinhas lindas e esfomeadas, pelo que ficou mais cremosa do que sólida e, para dizer a verdade, eu gosto mesmo é de coisinhas rústicas, derretidas e que nos façam lamber os dedos. :)

A combinação da acidez do lemon curd com a doçura do chocolate branco e a frescura dos morangos é simplesmente GENIAL e decadente!

Geralmente uso a Vaqueiro líquida nas minhas sobremesas, pela sua textura e sabor, mas desta vez resolvi optar pela Vaqueiro sabor a manteiga. A última é mais suave e delicada e assim os sabores do limão e do chocolate são os verdadeiros protagonistas. Além disso derrete lindamente e solidifica sem aqueles pequenos pedacinhos que arruínam as sobremesas frias.

Geralmente a minha receita de Lemon Curd leva mais açúcar mas neste caso o ideal é que coloquem o menos possível para equilibrar a doçura do chocolate.

Podem colocar ou não os morangos e/ou substituí-los por outros frutos, preferencialmente vermelhos (combinam lindamente com o chocolate branco).




Bom Domingo e Bom apetite :)


You Might Also Like

20 great lady(ies) said:

  1. Ai com a dieta não pode ser. Embora tenha um aspecto excepcional!

    ResponderEliminar
  2. Que ar delicioso! Agora ia mesmo uma fatia dessas, ou duas

    ResponderEliminar
  3. Ai que lá se vai a dieta!!

    ResponderEliminar
  4. Morri e vim parar ao céu *-*
    :baba:

    ResponderEliminar
  5. Ópa lá se vai a dieta...vou ter de fazer um balde de lemon curd e outro de ganache :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hihi :) São óptimos para comer com torradas :)

      Eliminar
  6. Que maravilha! Hoje de tarde fiz o "teu" lemon curd e já foi todo xD
    Dá trabalho a mexer mas o resultado é divino!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom :)
      De facto é preciso alguma paciência mas o resultado final vale o tempo de espera ;)

      Eliminar
  7. Oh god que bom aspeto. <3
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com/

    ResponderEliminar

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories