, , , , , , , , , , , ,

All about... Modelação de Rosto ♡

segunda-feira, abril 06, 2015

E começa hoje uma nova rubrica: "All about..."!
Sempre que se proporcionar teremos um novo assunto a esmiuçar! :)

Hoje o tema é a modelação de rosto. Venho assim responder às inúmeras questões que recebo via email acerca do contorno e iluminação de rosto. Espero, desta forma, esclarecer-vos e ajudar-vos a serem as deusas da modelação de rosto, as Kim Kardashian portuguesas! :P

Em primeiro lugar devo dizer-vos que não sou fã da modelação (ou qualquer aplicação de maquilhagem) excessiva (como esta ou esta) que acaba por transfigurar o rosto em vez de realçar a beleza natural do mesmo. Sou fã da maquilhagem que nos torna mais seguras, que reforça a nossa auto-estima sem nos transformar em imagens robotizadas que não correspondem, de todo, à realidade.

Antes de começar devo referir, para quem não sabe, que após a aplicação da base o tom e as linhas do rosto ficam homegeneizados como uma tela em branco, a modelação traz as formas naturais do nosso rosto de volta.

Comecemos então pelos princípios básicos, com a ilustração de uma das técnicas mais conhecidas (e desejadas) de modelação de rosto, a da Kim Kardashian! ;)

Para começar é essencial que tenhamos:
♡ um bronzer (de cor mais escura do que o tom de pele, geralmente acastanhado) dará profundidade aos contornos do rosto permitindo afastar, diminuir e tornar mais estreitos determinados pontos do rosto;
♡ um iluminador (de cor clara, geralmente brilhante) dará relevo aos pontos do rosto onde é aplicado, permitindo aproximá-los e destacá-los.

Nota importante: O iluminador convencional é brilhante pelo que deve ser utilizado apenas em pontos estratégicos como as maçãs do rosto e o arco de cupido. Na zona imediatamente abaixo dos olhos, queixo e testa é aconselhável a utilização de um iluminador sem brilho ou concealer.

Os bronzers e iluminadores são vendidos em diferentes formatos, cada um com a sua especificidade. Vamos conhecê-los melhor! :)

Estes são os 3 kits em pó que considero mais versáteis e que reúnem todos os tons e acabamentos necessários para uma modelação de rosto perfeita. O Cocoa Contour (da famosíssima linha da Chocolate Bar da Too Faced), o Face contour kit da Sleek Makeup e a paleta do Kevin Aucoin, podem ser encontrados na Sephora (o último apenas na Sephora francesa). Têm iluminadores de acabamento matte e iluminadores com brilho, ambos em pó, pelo que são o kit ideal para quem pretende uma modelação natural que pode ser obtida com a maior das facilidades.
Face contour kit - 7.99
Cocoa Contour - cerca de 40
Kevin Aucoin - cerca de 50 

Os meus iluminadores/corretores/concealers (da zona das olheiras) favoritos são em creme, não só iluminam como corrigem inperfeições! O Time Balm da The Balm é o produto que uso religiosamente há pelo menos 4 anos. São, geralmente, matte e com uma cobertura óptima. Nas peles mais oleosas pode facilmente ser controlado com um pó selante/matificante. A paleta da Coastal Scents é um clássico das maquilhadoras e é, sem dúvida, um óptimo investimento.
Paleta Coastal Scents - cerca de 20
MAC Studio Fix - cerca de 27
Time Balm da The Balm - cerca de 17€ (eu costumo comprar o meu a 10€ em Espanha)


Os bronzers e iluminadores líquidos são, na minha opinião, menos vantajosos para utilização regular uma vez que são bastante precisos e mais difíceis de esbater. No entanto, não há nada mais bonito do que um olhar iluminado com a caneta Flash d'O Boticário! *.* Já utilizei o famoso Touche Éclat da YSL e posso dizer-vos que a caneta Flash é igualmente boa e a 1/3 do preço, portanto não há dúvidas quanto à minha escolha! :) A Nars e a Benefit são absolutamente imbatíveis na produção de iluminadores, bronzers e blushs líquidos, brilhantes e icónicos! :)
Iluminadores Nars - cerca de 30
Caneta Flash Iluminador d'O Boticário - 13.99
High Beam da benefit - cerca de 25


E de seguida vem a resposta a uma das perguntas mais frequentes relativas à modelação de rosto.  Para diferentes tipos de rosto, diferentes especificidades. ;) É errado pensar que a modelação se faz sempre da mesma forma, como poderão constatar na próxima imagem. :)
As imagens utilizadas na ilustração abaixo foram retiradas do site internacional da Sephora e permitem-nos perceber facilmente a diferença subtil porém impactante da modelação de rosto.
Já sabemos como modelar, que tipo de produtos usar e qual a modelação perfeita para o nosso formato de rosto... Mas e as cores? "2 tons mais escuro? 2 tons mais claro? E se tiver de escolher entre 2 bronzers completamente diferentes, ambos 2 tons acima da minha cor?"
Pois bem, a escolha dependerá do vosso tom de pele e, principalmente do vosso subtom (rosado, amarelado, oliva). Mas as regras básicas para que possam escolher a cor de produto adequada podem ser divididas por 2 tipos principais: pele morena e pele clara.

A pele morena apresenta geralmente um subtom quente ou neutro de cor amarelada ou oliva. O bronzer deve ser de tom acastanhado e o iluminador com brilho dourado para realçar o bronzeado da pele.

A pele clara apresenta geralmente um subtom neutro ou frio de cor amarelada ou rosada. O bronzer deve ser de tom Castanho-pêssego ou castanho-rosado e o iluminador deve ter brilho rosado (levemente prateado).

Preparadas para modelarem até cairem para o lado? :D
Lembrem-se que uma modelação discreta e aplicada com "mão leve" é muito mais bonita e natural do que uma modelação excessiva. Treinem muito e deixem as vossas sugestões para o próximo "All about...".


Um enorme beijinho*





You Might Also Like

18 great lady(ies) said:

  1. Adorei o guia mas acho que não é para mim, é demasiada maquilhagem e mesmo que se esbata muito quem está perto consegue ver que não é natural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a tua posição Filipa, até porque somos bombardeados com imagens de modelação excessivas. No entanto, ao aplicarmos base e blush, ainda que seja subtilmente, estamos de alguma forma a modelar o nosso rosto :) E que bem que fica! :)

      Eliminar
  2. Gostei imenso do post, bem completo ;) eu sou adepta da simplicidade quanto ao contorno e iluminação, tanto que nem faço contorno, apesar de gostar da técnica da Kim, mas acho muito abusado! Sempre ouvi dizer que "menos é mais" :)

    ResponderEliminar
  3. É um erro comum considerar-se que os tons de bronzer servem para contornar o rosto, mas normalmente os tons de contorno, que devem ser frios, são diferentes dos tons para efeitos de bronzer, mais quentes.
    É uma das coisas que se aprendem nas escolas profissionais de maquilhagem.
    De resto adorei o tutorial, muito completo!
    Beijinhos
    Ana Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :) Fizeste de facto uma excelente observação, obrigada! :)
      Quis simplificar e muito ficou por dizer. Por definição o bronzer é exatamente o que referiste. No entanto, na maioria das lojas assumem os produtos de contorno como bronzer, ainda que tenham características diferentes (nomeadamente em tom e acabamento). Tal como o concealer é considerado um iluminador, ainda que a sua principal função seja corrigir. :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  4. Adorei, super completo :) Eu tenho o rosto quadrado e não tinha grandes noções de como maquilhá-lo, agora tenho! :)
    Em relação à próxima temática sugiro que fales de como fazer o famoso smoky eye :)

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente TOP e super esclarecedor :)

    ResponderEliminar
  6. Onde posso comprar esses produtos?

    ResponderEliminar
  7. Este post está genial. Guardei alguns charts para usar e mostrar às minhas alunas :) Obrigada, Ana Sofia

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por um post tão completo. ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. No meio disto tudo a Kim é rainha
    E eu confesso a minha falta de jeito para estas coisas, mas adorei o post!

    Kiss kiss.*Jo
    http://joandcompanystyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories