, , , , , , , , , , ,

Lemon curd pie ♡

quarta-feira, dezembro 17, 2014

Eu ADORO o Natal, o que já não é uma novidade para vocês, certo? :) No entanto, os típicos bolos e doces de Natal não me abrem o apetite: o bolo rei, as rabanadas, as filhoses e os bolinhos de abóbora têm demasiada gordura, demasiado açúcar, não são de todo a minha praia!

Assim, aqui em casa gostamos de variar e apresentar soluções doces para todos (já somos 17 só entre pais, irmãos e sobrinhos ♡)! A minha proposta de hoje é uma tarte de lemon curd (coalhada de limão) em base de bolacha. Os meus sobrinhos adoram-na: traz a acidez necessária para desenjoar dos restantes doces natalícios e os aromas que nos despertam o palato...e, claro, a marca emblemática  das nossas cozinhas (Vaqueiro) não podia faltar nesta experiência culinária! :)




Ingredientes
Lemon curd:
1 limão grande (sumo e raspa)
125g de açúcar
4 ovos
1 vagem de baunilha
200mL de Vaqueiro líquida
uma pitada de sal
Massa:
2 embalagens de bolacha Maria
1 colher de sopa de Aveia
Margarina Vaqueiro qb
Uma pitada de noz moscada

Receita
Começamos por preparar a massa/base picando finamente a bolacha Maria e a aveia. A esta "farinha" juntamos uma pitada de noz moscada! (um pequeno detalhe que faz a diferença)
Em seguida adicionamos à nossa farinha a margarina Vaqueiro (à temperatura ambiente) até a massa adquirir a textura de areia molhada (mantendo a forma).
Para finalizar a base basta forrar uma forma com o preparado e levar ao forno coberta por papel vegetal e feijões (assim de modo a evitar que fique deformada) a 180º por 15 minutos ou até ficar levemente dourada.

Enquanto a base da nossa tarte vai ao forno, preparamos o lemon curd (trata-se de um creme de limão, também conhecido por coalhada de limão - DELICIOSO). Começamos por misturar a raspa de um limão ao açúcar já com as sementes de uma vagem de baunilha e adicionamos-lhe Vaqueiro líquida. De seguida acrescentamos os ovos ao preparado anterior (um de cada vez) e o sumo de limão, mexendo até obter uma massa homogénea. Por fim colocamos o preparado de limão numa taça e aquecemo-lo em banho maria (sem que a taça toque na água) mexendo sempre até o preparado engrossar (um pouco antes de levantar fervura), et voilá, o nosso lemon curd está pronto (se não o utilizarem todo na tarte podem guardar o restante num frasco esterilizado e utilizá-lo em doces, tostas e bolachas).


Por fim, basta adicionar o lemon curd à base já cozinhada e levar ao frigorífico. Está pronta a comer...e chorar por mais! ;) (Podia perfeitamente ter tirado uma foto a uma fatia linda num pratinho mas posso dizer-vos que coloquei a tarte no frigorifico, saí e quando voltei já não estava lá :P)
 
Bom apetite! ;)

Um enorme beijinho*


You Might Also Like

18 great lady(ies) said:

  1. quando vivia nos states comprava lemon curd em frasco e era a coisa mais deliciosa deste mundo *.* vou fazer esta receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz e diz-me se ficou como o que comias nos states :P

      Eliminar
  2. Oiço sempre falar de lemon curd no canal Food Network! Tinha curiosidade em saber como se fazia, é uma especie de zabaione ne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zabaione é composto por gemas, açúcar e vinho...portanto não é bem a mesma coisa! Geralmente todos os cremes com ovo são confecionados da mesma forma (em banho maria) para que a gema não coza completamente. Caso contrário teríamos ovos mexidos de sabor a limão :P

      Eliminar
  3. Adoro, já me estou a babar!

    ResponderEliminar
  4. Uma fatia cá para casa :P

    ResponderEliminar
  5. Credo ela é assim tão boa? xD
    Pelo menos o aspeto é! ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life

    ResponderEliminar
  6. Parece mesmo uma doçura, eu é que não sou fã de bases, haha. Gosto do que leva por cima mas aquela parte mais crocante por baixo não é a minha cup of tea!

    Ana, A Policromia
    A Policromia no Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a vantagem do lemon curd, pode ser utilizado em tudo e comido à colherada :P

      Eliminar
  7. Hum...tem um óptimo aspecto :) deve ter ficado deliciosa* bjinhos

    ResponderEliminar

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories