, ,

Ao meu anjo Tiago, a todos os meus anjos*

quarta-feira, setembro 05, 2012



Escrevi este texto no dia 30 de Janeiro de 2011, um dia depois de ter perdido um amigo. Hoje sonhei com ele e decidi, em forma de homenagem, partilhar o que escrevi.

"O Tiago é um menino de 13 anos, com carácter, força e maturidade capaz de desprestigiar qualquer adulto pretensioso;  Gosta de volley, de dias de chuva e de jogar PES (devo dizer que me humilhou umas quantas vezes: sou tão boa a futebol  em pessoa como virtualmente). Ri-se imenso quando eu entro no quarto com o gorro enfiado na cabeça e as orelhas de fora e digo que sou um duende. O Tiago tem os olhos azuis mais expressivos que conheço, é mais alto do que eu (sim, eu sei que não é difícil), e tem os ombros largos, tal é a força que tem para suportar o peso do mundo, (quase) sozinho. E tem a Ana Paula, alguns amigos que não o abandonaram, alguns médicos excepcionais e uma cama onde cabem todos os sonhos do mundo. Ah, e tem-me para o fazer rir, para lhe dar a sopa, para lhe dar mimos…tem uma amiga.
O Tiago não teve muita sorte com os pais que a vida lhe deu, mas teve muita sorte com a família que escolheu, no IPO. O Tiago ensinou-me mais do que eu consigo descrever com palavras: ensinou-me que a força de vontade move o mundo, que os azares acontecem e que o que nos faz vencedores é a forma como lidamos com eles, ensinou-me que uma réstiazinha de esperança emerge do nada e transforma tudo.
Ele não gostava de estar sempre na cama e foi uma vitória quando conseguiu andar novamente, e eu (orgulhosamente) estava lá, como quem vê um filho a dar os primeiros passos, tendo a certeza que era o despoletar de um novo princípio. O Tiago dizia que detestava sentir aquela ‘bomba-relógio’ na cabeça, e tinha medo, disfarçado pela extraordinária coragem, incomum numa criaturinha de treze anos.
Ontem acabou o sofrimento. Mas  foi um dia triste, doloroso, perdi um amigo, mas ganhei muito mais pelo caminho. O Tiago é uma luz e agora eu tenho uma estrela.

Para os meus amigos e colegas voluntários no IPO, a todos aqueles que já enfrentaram o cancro, a todos os que estão sempre connosco nos nossos corações."



You Might Also Like

22 great lady(ies) said:

  1. Senti arrepios a ler esta mensagem linda. Tenho a certeza que o Tiago olha orgulhosamente para ti como tu olhaste para (e por) ele enquanto ele cá esteve. Também eu tenho estrelas lá no céu, só tenho pena de não conseguir expressar-me como tu.
    Um beijinho e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida,
      Nem sempre é fácil colocar em palavras aquilo que sentimos, mas acaba por ser uma forma de exorcizar os nossos medos :)

      <3

      Eliminar
  2. Até senti a tua dor e orgulho ... Muito bonito , estou sem palavras

    ResponderEliminar
  3. Senti arrepios a ler esta mensagem linda. Tenho a certeza que o Tiago olha orgulhosamente para ti como tu olhaste para (e por) ele enquanto ele cá esteve. Também eu tenho estrelas lá no céu, só tenho pena de não conseguir expressar-me como tu.
    Um beijinho e obrigada pela partilha.
    Cecília

    ResponderEliminar
  4. :'(
    Até fiquei comovida !
    Adorei o texto !
    Um bela homenagem sem duvida !

    O teu anjo, era (e ainda o é e sempre será) uma força da natureza !

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tiago tal como todos os outros meninos que enfrentam esta maldita doença :(
      Obrigada!

      Eliminar
  5. Achei muito bonito e comovente este texto, acho que transmitiu mesmo o carinho e amor que sentias pelo Tiago (:
    Foi uma bela homenagem!
    Beijinhos e Parabéns por seres voluntário no IPO (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana,
      É um privilégio fazer parte da vida destas crianças :)

      <3

      Eliminar
  6. é uma homenagem muito bonita Claudia apesar de me ter deixado um pouco triste. E é como tu dizes, perdeste uma amigo mas ganhaste muito mais pelo caminho.

    bjinho**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes faz bem Maria dizer em palavras aquilo que nos vai na alma. E nunca o recordarei com tristeza! Todas as pessoas passam na nossa vida por um motivo :)

      <3

      Eliminar
  7. é uma forma de nos sentirmos sempre com eles... nunca deixes de lutar pela sua memória.

    ResponderEliminar
  8. Já chorei que nem uma perdida a ler isto. Perdi o meu pai na sua segunda batalha contra o cancro, e como mãe tenho um medo maior que o mundo que me leve o meu filho também - a genética por vezes é muito má. Comovi-me profundamente a ler este texto.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia existem todos os meios para prevenir e minimizar os efeitos desta terrível doença, nada é impossivel. Obrigada pela tua mensagem :)

      Eliminar
  9. olá querida, onde posso encontrar a marca de vernizes que me sugeris-te? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ânia podes encontrar no site da marca e à venda em vila nova de gaia!

      <3

      Eliminar

All about the latest news

Get an email of every new post!

All the ladies

All the stories